➤ Como começar um negócio

Ter um negócio não é de todo tarefa fácil, mas pode ser muito compensador. Agora, a questão é se você está preparado para trabalhar muito e aprender com os seus próprios erros, terá a hipótese de construir um negócio bem-sucedido que poderá ser motivo de grande orgulho.

Todos sabemos que é mais fácil começar para quem tem um capital elevado para investir, mas isso não irá garantir o sucesso do negócio futuramente. Para além de dinheiro, é fundamental ter força de vontade, persistência, criatividade, e muito mais…

Se quer mesmo ser um empreendedor de sucesso e garantir que seu negócio cresça, é importante que se foque nisso traçando um plano.

1. Prepare-se

Se quer ser um empreendedor, tem que se dar com empreendedores. No seu núcleo de amigos ninguém tem espirito empreendedor? Então não os "aborreça" a falar de negócios. Está na altura de se rodear por pessoas que pensam da mesma forma que você.

Misture-se com outros empreendedores. Há encontros de empreendedorismo em várias cidades, onde você pode encontrar sócios, parceiros e clientes, bem como ouvir as suas histórias de sucesso e fracasso. Aprenderá muito.

Tenha uma conversa franca com a sua família, faça-os entender que a partir de agora será um pouco diferente. Irá ter que dividir o seu tempo para poder investir fisica e emocionalmente no novo negócio. Se fizer uma boa gestão, irá ter tempo para tudo.

2. Planeamento e previsão

Quer seja um negócio tradicional off-line ou virtual, terá de aprender a planear para traçar uma estratégia para o seu projeto.

Prepare-se psicologicamente, planeie estratégias, pesquise muito sobre a área em questão, sobre a concorrência, especialmente sobre os melhores do mercado.

Faça uma previsão de quanto dinheiro irá precisar para o seu negócio e em quanto tempo vai recuperar o investimento e começar a ter lucro.

3. Entre em ação

Ponha em prática. Interaja com o mercado consumidor, principalmente nos primeiros seis meses. Visite feiras, agências e afins, todos relacionados com o público que lhe interessa.

Contrate bons profissionais para a execução e divulgação. A imagem é tão ou mais importante do que o produto ou seviço que oferece.

Informe-se e trate de toda a burocracia necessária para estar de acordo com a Lei. Assim irá poupar-se de imprevistos e dormirá tranquilamente.

Inspire-se constantemente para ser um bom empreendedor. Goste de negócios, procure sempre informações de grandes empresas e empreendedores que admira. Leia muito, estude a respeito.

Acima de tudo, trabalhe muito, aperfeiçoe-se todos os dias. Vai valer a pena!



Publicidade